Resumo do livro Ferramentas Digitais

Ferramentas Digitais é um livro para jornalistas, escrito pela jornalista Sandra Crucianelli. Este livro foi uma iniciativa do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas em Austin. É um manual prático para ajudar os jornalistas a desenvolverem suas atividades do dia a dia usando a ferramenta internet, alem das atividades, é onde se pode encontrar muitas fontes importantes para cada trabalho apresentado para o jornalista. Para a autora, esse livro ajuda  os jornalistas a se interagirem com os usuários da internet para a busca de informação, e assim sendo o publico pode ter esse compartilhamento social.

É uma linguagem fácil de ser compreendida, e possui todas as ferramentas necessárias para um desenvolvimento pratico. Ferramentas Digitais é um livro que não é necessariamente escrito apenas para jornalistas, mas também para todas as pessoas que usam a internet para trabalho ou para diversão, pela sua linguagem fácil e pratica.

A autora cita no livro três tipos de buscas na Web:

Diretórios- que lista a web sites classificados por temas;  Buscadores ou Motores de Busca –  que recupera informações, eles “incorporam” em seu sistema as novas inclusões dos milhões de paginas que circulam na Web;  Metabuscadores- que são buscadores avançados e permitem a recuperação de sites a partir de buscas em paralelo, cruzando a informação trazida por buscadores separados.  O livro também mostra uma forma de filtrar essas buscas, tornando mais fácil o uso da internet dando como exemplo de buscadores a autora sita o Google.

O livro também fala sobre organização e marcadores sociais, onde a autora diz que: “A Internet, definitivamente, não é um bom lugar para jornalistas bagunçados”. Dá exemplos de como organizar pastas por determinados assunto e por cada tipo de ferramenta. Fala também sobre documentos oficiais governamentais e não-governamentais que apresenta dados públicos para informações valiosas de interesse jornalístico. Para Sandra, no passado, os proprietários de meios de comunicação, principalmente da interne, tinham total controle do conteúdo que era apresentado para a população em geral. Hoje esse controle é compartilhado com todos, pessoas com interesses comuns se organizam em redes sociais.

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