Analise de um veiculo de comunicação

Centro Universitário de Araraquara-Uniara

Curso de Comunicação Social – Jornalismo (2º ANO)

 TRABALHO DE CAMPO DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE

TECNOLOGIAS DIGITAIS

R E L A T Ó R I O   F I N A L

ESTUDO REALIZADO NA EMPRESA/ORGANIZAÇÃO:

Site SimNews

Aluno:

Larissa Tronfine Menezes

03511-053

Professor:

Francisco Rolfsen Belda

Araraquara-SP – 2012

 

ANÁLISE DO SITE SIMNEWS

EXPEDIENTE

 

DIRETORES:

Roberto Montoro Filho

José Carlos Magdalena

 

GERENTE COMERCIAL :

  Clóvis Martins

Jornalista Responsável:

José Carlos Magdalena

 Redação:

Luis Antonio C. dos Reis (Editor Chefe)

Carlos André de Souza

Nanci Frachetta

Jhonatan Mazini ( estagiário)

  

Departamento de Criação:

Fernanda Izumi/ Chammans- (facebook. Portal e twitter)

 

CRIAÇÃO /WEB

Luiz Carlos Henrique Di Serio

 

DIAGRAMAÇÃO:

Valmir Campos

Distribuição:

Gratuita/ Meninas contratadas para entregar nos pontos da cidade.
Endereço: Central de Jornalismo:

 Av. Bento de Abreu-789- Fonte Luminosa

 

Contato:

(16)- 3311-3003

CEP: 14802-396- Araraquara- SP

E-maiL: http://www.simnews.com.br/

 

 

1.   ANÁLISES DO SITE:

O site tem boa formatação, as informações são facilmente encontradas e os destaques são bem escolhidos. As propagandas estão presentes, mas de um modo não invasiva ao leitor. As redes sociais estão inclusas (Facebook e Twitter) e se tratando de uma empresa de comunicação, lidar com esse tipo de mídia é de suma importância.

A importância se da, pois é por meio deles que podem aparecer boas e novas matérias, novidades e também é de lá que vem o melhor feedback do trabalho realizado, pois seus leitores geralmente estão nesses meios e são lá que expressam sua opinião favorável ou não. Com isso tem-se a oportunidade de manter um contato mais próximo com o mesmo, saber sua opinião e oferecer um melhor produto final a ele.

As páginas das redes sociais são bem organizadas e mostram ser bem atualizadas e não deixadas de lado como alguns meios fazem. O número de seguidores em ambas é muito bom, visto que é uma mídia regional, acabando por abranger uma boa parte dos leitores.

2.   ASPECTOS INSTITUCIONAIS

O site de notícias regionais, Sim News, está sediado na cidade de Araraquara, no estado de São Paulo, a277 kmda capital. Justamente por estar mais distante da capital, ele lida apenas com notícias da região. A empresa pertence ao Sistema Integrado de Comunicação Roberto Montoro, que também tem outros veículos associados como: Rádio Cultura AM/FM; Rádio Morada do Sol AM/FM; Sim!Ofertas; Rádio Morada Litoral FM; Rádio Morada AM SP; e Sim News impresso. Por ter a integração com as rádios, o veículo on-line acaba ganhando mais visibilidade. O que comercialmente é muito bom, pois integração em si esta alta e, quem consegue agregar tudo corretamente, tem destaque e se sobressai no mercado.

A equipe do site é composta por 10 funcionários, contendo quatro jornalistas e um estagiário. A estrutura da redação pode ser considerada boa, pois cada jornalista tem seu computador, que são novos, com acesso à internet, ao banco de dados da empresa, todos dentro de uma única sala e um carro à disposição dos mesmos. Os jornalistas utilizam a central de jornalismo do grupo Sistema Montoro, dispondo de recepcionistas, copeiras e secretária. Por estarem nesse centro, caso necessitam, eles podem utilizar os estúdios da empresa, de Rádio e TV, como também acessórios de produção.

3.   ASPECTOS COMERCIAIS

Em entrevista, foi informado que o modelo básico de negócio é o Banner do site. Já a venda de publicidade própria ocorre junto do meio impresso e tem uma equipe única para isso, sem contar com os 10 que trabalham apenas para o site. E para a venda do impresso, há em média cinco pessoas, pois o foco é maior, não havendo pessoas exclusivas para venda on-line.

O site não possui publicidade agregada aos buscadores, nem trabalham com o comércio eletrônico. Porém, o acesso ao conteúdo é totalmente gratuito, que também é o conceito do impresso. Eles também não trabalham com agenciamento, pois, como não há sucursais, eles acabam fazendo parceiros em cidades estratégicas para troca de conteúdo, sejam imagens ou notícias. O serviço ao consumidor está presente, tanto no impresso como no online da Sim News.

4.   ASPECTOS EDITORIAIS

Por ser um site de notícias focado na região, o foco é a região. Porém, quando a notícia ganha maior notoriedade, ganha aspecto micro regional. Sendo que, por questões físicas e de internet, o meio on-line pode ter uma abrangência muito maior do que o esperado. O impresso irá repercutir mais na própria cidade, no caso Araraquara, enquanto o site vai atingir a mesma e todos aqueles que querem se informar sobre ela, estando o leitor no próprio município ou do outro lado do globo.

Os temas rotineiramente abordados são aqueles de costume dos sites: política, economia, esporte, cultura, vida e estilo, mundo e turismo. No impresso, noticias que não sejam locais são colocadas mais no aspecto geral, sem muito aprofundamento, a não ser que seja um fato importante e de visibilidade. Porém no site, há a possibilidade de abranger melhor os assuntos, justamente por haver mais espaço e um público que pode se interessar com acontecimentos também de fora da região

Os editoriais estão divididos entre: cidade, região, economia, esporte, mundo, vida e estilo, turismo, cultura e nacional. O tema Política e tudo que for local, entra dentro do editorial “cidade”. Os formatos dos conteúdos não têm uma padronização, ou seja, há uma liberdade para que o profissional escreva livremente de acordo com seu gosto e de como achar que deve ser escrito e estruturado a matéria ou notícia. No site são mais utilizadas as notícias factuais, diretas, cabendo ao impresso tratar da repercussão dos fatos. É feito dessa forma, pois leitores do site preferem saber mais dos acontecimentos, se atualizar e informar-se de forma rápida, e não ler grandes matérias explicando todos os detalhes dos fatos.

O uso da multimídia esta presente, com vídeos encontrados nos sites para determinadas matérias, sendo boa parte dos mesmos discutidos às manhas no rádio, fazendo uma conexão entre os veículos. A linguagem utilizada, pelo fato das matérias serem mais factuais e diretas é a objetiva, simples e de fácil entendimento à grande maioria dos leitores. O uso de hiperlinks acontece, remetendo sempre a outros pontos do próprio site.

A cross-mídia acontece mais entre os meios da própria empresa, tendo direcionamento pras rádios e vice-versa. Com a integração anteriormente explicada, eles conseguem se ligar e deixar tudo sempre sincronizado. Podendo o online abastecer o impresso tanto ao contrário, sendo que na maioria das vezes, é sempre feito um resumo do que mais repercutiu no impresso, no site.

A integração com o público acontece pela área de comentários das matérias, havendo também área para fazer reclamações e denúncias. Sendo que, grande parte dessa integração, acontece com as redes sociais descritas no inicio do trabalho.

Os processos de pauta e edição do conteúdo acontece com a equipe sempre antenada em tudo o que esta acontecendo para manter tudo sempre bem atualizado. Sempre escolhendo os fatos mais importantes para cada editorial e o que tem mais repercussão. Sendo que, o site, por conta de sua estrutura e suas possibilidades, é muito menos engessado que o impresso, permitindo mais rapidez de atualização, utilização e fluidez, pois o impresso é fechado e finalizado, sem possibilidades de alterações posteriores.

 

Deixe um comentário